quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ARTIGO: Perdas e Ganhos.






A vida por vezes é dolorosa, sôfrega; um luto momentâneo (a crise é passageira, permanecer em crise é opção) a medida em que pessoas vão, sentimentos passam e nesse vai e vem que ela nos impõe, tiramos algum proveito evolutivo disso tudo. (?) Tiramos mesmo?

Passamos por momentos em que nossas próprias dificuldades internas, nos elevam e nos fazem tirar forças de lá de nosso âmago, de lá das regiões mais abissais, as quais, não nos passa pela mente que possuiremos tal poder de nos alavancarmos e sairmos d´um lamaçal lambuzado por nós próprios. Afinal, a vida é feita tão somente de escolhas!!!

Mas, a vida continua numa linha não contínua, numa montanha russa de pensamentos x sentimentos, razão x emoção; numa dualidade sem fim a qual, por vezes, nos prega peças, caso não estejamos preparados a tal.

Mas desde quando estamos preparados para o luto? Quando digo luto não é somente o luto da morte, mas também o luto de sentimentos, o luto da partida de outrém, o luto do vai e vem da vida, o luto pelas coisas, luto pelos momentos, etc... O ser humano não é preparado à lutuosidade mundana, mas sim, à engolir forçadamente goela abaixo, as dores desde o momento da concepção até as púberes. Isto também varia muito de cultura para cultura e não cabe, neste momento, destrinçar tal assunto.

Mas tudo isso é por uma simples e dúbil questão: a evolução.
Viemos pra cá com a única e exclusividade missão de evoluirmos.
Está muito enganado se você pensa que viemos pra este mundo para casarmos, termos filhos e trabalharmos! Sinto lhe informar, mas não! Viemos sim com o intuito de evoluirmos, seja pela dor ou por amor. Casamento, filhos e trabalho são consequências de nossos atos e escolhas, sejam elas boas ou não!
Por isso temos que praticar sempre a lei do Amor, a lei da caridade (quando digo caridade é saber ouvir na hora certa, falar na hora certa, é dar um ombro amigo a quem precisa; ser caridoso não é sair doando parte ou todo o dinheiro que temos, mas sim, doar o nosso amor e atenção a outrém), temos que praticar o altruísmo, enfim, nos colocar no lugar do próximo e tentar sentir na pele o que ele sente antes de desferir qualquer ato lancinante de nossa parte.

O conceito de evolução humana muitas vezes, infelizmente, baseia-se em passar por cima do outro para conseguir status, baseia-se em ter carros do ano, em casar com "a modelo" ou com "o gostosão", baseia-se em ter mais dinheiro que meu vizinho, baseia-se em enganar o companheiro de trabalho e passar por cima dele a fim de almejar um cargo superior! A arrgoância, a ganância, a prepotência, a humilhação; são adjetivos imundos àqueles que realmente ainda não aprenderam o real valor da vida, adjetivos atribuídos aos fracos de espírito, mas, que devemos sim respeitá-los, pois estão em outro processo/nível evolutivo.

Então, quando estes, os fracos, perdem seu poder, perdem seu cargo, perdem seu dinheiro; o vazio bate friamente em seus corações e suas vidas vão por água abaixo. E por que? Porque idolatram o vazio, idolatram a matéria e se esquecem que todos temos um coração e espírito a zelar e regar tal qual uma linda rubra rosa (e ganham, devido a isso, doenças e até quadro irreversíveis os levando até a morte).
Enquanto aquele que perde alguém seja para a morte ou para a vida; seu coração parece ter se partido, mas, o tempo, suas buscas interiores, o amor, o autoconhecimento, o conhecer outras pessoas, o trabalho, o estudo; enfim, tudo aquilo que engrandece e embeleza a alma e o espírito, faz com que esse "luto", aos poucos esvaeça-se e sua vida fique ainda mais próspera (há perdas que nos trazem ganhos na vida). A estes não basta viver da matéria, mas sim, irrigar seus corações em conhecimento, em aprendizado, em amor, em doação; pois somente assim os seres humanos, mesmo achando que estão preparados para o luto, poder-se-á preparar-se, em algum momento de suas vidas, a ele!

Mesmo perdendo-se na vida, tenha plena consciência de que ganhamos e muito, por outro lado! O processo é este, cabe a cada um de nós saber aceitar ou adaptar-se às imposições colocadas diariamente em nossas vidas! - Temos que ter a sabedoria necessária para lidarmos com as perdas e os ganhos!


--------------------------------------------------------------------------------------------
Amar, é refletir perante exemplos grandiosos e crescer e não afundar-se mediante os fracos exemplos dos perdedores de si próprios.

Tiago Calegari

Nenhum comentário: