sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Artigo: Amar, mesmo não gostando!







Quantas vezes nos deparamos com a seguinte situação?
Principalmente nos relacionamentos:
"- Você não me ouve!" "- Você só pensa em você!" "- Seu ingrato/Sua ingrata!", e por aí vai.
É aí que reside a frase "Amar, mesmo não gostando." Mas aí você me pergunta: Como amarei alguém, mesmo não gostando?

É simples!
Aprendemos por meio de livros sagrados, palavras superiores aquela velha frase: "Amai o próximo como a ti mesmo", e muitos, levam as parábolas ao pé da letra.
O que eu digo com a frase título deste artigo é tão somente, praticar em nossas vidas um ato de caridade. Caridade não é doar tudo o que tem ou fazer votos de pobreza e assim se purificar. Não! Caridade é saber ouvir a quem necessita de nossos ouvidos, é ser paciente, compreensivo, é dizer as palavras certas sem machucar; se magoou alguém, desculpe-se. É não ferir para não ser ferido.

Darei então exemplos práticos do dia a dia para que fique mais claro tal frase, que por vezes, a vemos com tantas complicações:
"- Querido, vamos pegar um cineminha?
- Não tá vendo que to assistindo o meu jogo de futebol agora, mulher?"

Aí está uma prática a qual nos deparamos variadas vezes nos casais de hoje em dia! Se o marido fosse mais empático (se colocar no lugar do outro), ele praticaria o "Amar mesmo não gostando", quer ver só?
"- Querido, vamos pegar um cineminha?
- Amor, você pode esperar só vinte minutinhos, porque o jogo está acabando? Aí depois nos arrumamos e vamos ao cinema, tá ok?"

Mesmo o marido não gostando de pegar um cineminha naquela hora, ele simplesmente falou com jeito, pedindo para que a esposa o aguardasse, ou seja, naquele momento, ele amou, mesmo não gostando! Temos que aprender a reger a vida pelo Amar e não pelo gostar, porque senão sofreremos, sendo sempre metades vazias sem a outra metade que nos complementa.

Essas pequenas, mas, valiosas atitudes, faz com que evoluamos cada instantezinho mais e assim, nos valorizamos e valorizamos as pessoas de nosso convívio social e pessoal.

Mais um exemplo. No trânsito:
"O sujeito sai do carro para agredir o outro diante dum pequeno acidente no trânsito:
- Seu desgraçado, tu é cego é? Não tá vendo o meu carro não, ow!
- Ah, vai pra puta que pariu!"
E aí, a merda se faz! Se um está armado, pronto; mais uma vida se é tirada e mais um carma formado. Ao passo que se a situação fosse diferente:
"- Seu desgraçado, tu é cego é? Não tá vendo o meu carro não, ow!
- Ah, me desculpe amigo. Eu estava distraído e não vi o seu carro, me perdoe ok?
Nisso, o agressor:
- Ok, mas, da próxima vez preste mais atenção........"

O agredido, mais paciente e naquele momento, empático; mesmo não gostando das palavras alheias; amou!

"Amai os nossos inimigos" é tão somente praticar este simples ato, que ao final se resume em uma noblíssima atitude de amor e compreensão!
Logicamente que no dia a dia perdemos as estribeiras, devido a problemas pessoais, a estresses cotidianos, a densidade da vida, devido a brigas familiares, problemas no trabalho, desemprego; mas, cabe somente a nós praticarmos dia a dia um pouco mais da empatia. A paz mundial depende de cada ser humano, de cada centelha divina. Não adianta culparmos Deus e o mundo pelos problemas os quais nós mesmos acarretamos.

Todo grau de evolução requer práticas intermináveis e sacrifícios, para assim, aos poucos, chegarmos próximos da perfeição. A porta do amor é estreita, enquanto a do egocentrismo, é larga!!
Ser empático é mais do que regar a planta d´Amor, ser empático é caminhar sem medos ou receios para a sua própria evolução espiritual!

Portanto, quando alguém precisar ser ouvido, não faça cara feia; tente ao máximo, mesmo que doa em você, doar-se! Tente compreender o momento que o outro está passando.
Quando alguém lhe bater à face, responda em tom mais baixo para este notar sua superioridade pessoal e assim, ele poder também caminhar por estas trilhas harmoniosos. Rebater com violência é alimentá-la com veemência!
Pratique, antes de mais nada, a sua paz interior, inspire o seu templo interno em sentimentos afáveis e tenros; somente dessa maneira poder-se-á atingir horizontes mais prósperos e enriquecedores.

Certa vez um jornalista perguntou a Ghandi:
"- Você odeia os ingleses?
Ele, sabiamente respondeu:
- Eu não gosto da postura que eles tomaram contra o meu povo. Saqueram, humilharam, desrespeitaram a vida de meus amigos.
- Então você guarda ódio deles!!
- Não, eu os amo!
O repórter, estupefado retrucou:
- Como você os ama se acabou de dizer que é contra seus atos?
- O que eles fizeram foi errôneo e desumano; mesmo eu não gostando do que fizeram, eu os amo."

Lembre-se que os bons exemplos partem de cima, portanto, vamos segui-los com astúcia, veracidade e vontade de crescer sempre!

Se cada um fizer um milésimo desta parte aqui na terra, tenha certeza de que, aos poucos, a humanidade se ascenderá e acordará para sua verdadeira vida e essência!

Viva e não mais exista!! Muitos apenas existem, tais quais animais: comem, dormem e copulam, e assim sucessivamente!!

Ainda somos criaturas de nosso Criador; para atingirmos o grau de filhos, devemos seguir ainda por um intenso caminho de responsabilidades e resignação!

Quem ama não se magoa e não se magoando não precisará mais perdoar!
Quem ama, compreende, entende, recicla! À medida em que atingirmos o Amor Incondicional, conseguiremos não mais nos magoar diante de palavras indecorosas ou gestos de outrém!

***

Exercício diário:
- Caso queira realmente mudar sua vida, alterar seu estado atual a fim de prosperar em todos os seus quesitos; ouça mais (por vezes, fale menos - silencie, se preciso for), respeite, compreenda, abrace, faça carinho, massageie os ânimos alheios, entenda, saiba (entenda com sabedoria), conheça, se autoconheça, leia, salute à vida, agradeça pelo que tem, agradeça pelo que é, peça somente sabedoria, seja cordial, caridoso; seja mais empático!
- Aos poucos, preencheremos as lacunas de nossos corações e contribuiremos para um mundo um pouco melhor.
- Ame mais, viva mais!!!!

Tiago Calegari

Nenhum comentário: